top of page
  • Foto do escritorRaíssa Corbal

O que seu corpo anda te falando?


O corpo e a mente estão mais conectados do que você imagina!

O conjunto de sintomas físicos que produzem mal-estar e que não podem ser explicados pelo médico a partir de uma observação do corpo é chamado de “somatização”. Alguns círculos acadêmicos apresentam a somatização como a consequência de questões psicológicas tentando emergir ao consciente do sujeito, ou seja, a tentativa dessas questões de virem à superfície e se tornarem conhecidas pela pessoa.

Sintomas como dores, taquicardia, falta de ar, alterações digestivas e do sono, suor excessivo, etc. PODEM ser somáticos. Caso o médico não encontre a razão desses sintomas, é fundamental buscar um profissional qualificado para te ajudar a “investigar” possíveis causas emocionais.



Nada pior que ir deitar e estar com a mente mais pesada que o corpo.
(Gabriela Stacul)


Situações como: preocupação elevada, sentir-se acuado perante os conflitos do dia a dia, ou aquele estresse frequente presente no ambiente de trabalho podem levar ao desenvolvimento de sintomas que vêm como uma resposta do corpo àquilo que a pessoa não tem recursos para lidar sozinha.

Vale ressaltar que não deve haver vergonha alguma em buscar ajudar nessas situações. Infelizmente, há o preconceito de algumas pessoas em relação a sintomas que não apresentam explicação médica. E frases como: “ele (a) só quer chamar a atenção! ”, e, “está dando chilique! ”, por exemplo, podem envergonhar o outro e reforçar esse estigma.




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page