top of page
  • Foto do escritorRaíssa Corbal

Vamos "conflitar"?

Atualizado: 1 de mai. de 2018



A palavra, do latim confligere, significa “bater junto”, “estar em desavença”, “golpear”, “atacar”. O #conflito é natural das relações humanas, e, quando bem trabalhado, pode ser fonte de benefícios, como novas soluções para problemas e novas ideias, frutos exatamente das diferenças de posicionamentos e mentalidades que geraram o conflito.


Frequentemente, as pessoas tendem a evitar os conflitos, às vezes fazendo de conta que não existem e, consequentemente, não os enfrentando. No entanto, um bom relacionamento pessoal ou profissional não depende da ausência deles, mas da capacidade e competência comunicativa e interpessoal de solucionar a situação.


Viver em paz no meio de conflitos consiste em conquistar condições para mantermos o equilíbrio emocional, vivendo-os não como ameaças, mas sim como momentos de evolução e abertura ao novo. Eles são problemas a serem resolvidos para transformar as divergências em algo construtivo através de compreensão e da tolerância.

O que dificulta a relação, a meu ver, não é o conflito em si, mas a "imposição do ponto de vista".

Sim! Há uma grande diferença entre "#expor" e "#impor" uma opinião. 



O conflito pode ter efeitos positivos, tudo depende das estratégias utilizadas para resolvê-lo: se são construtivas e de cooperação para chegar a uma solução compartilhada e de compromisso mútuo ou se nos deixamos envolver pela raiva, pelo julgamento, egoísmo, individualismo e pelas reações emocionais.

Muitas vezes, são os conflitos que nos empurram para fora da nossa zona de conforto, nos ajudando a encontrar forças que não sabíamos possuir. Quando ocorre de forma saudável, as nossas ideias são colocadas em discussão de maneira que outras formas de ver, ser e agir possam ser evidenciadas. Assim, podemos nos dar conta de como as nossas opiniões e comportamentos reverberam nos outros e influenciam o contexto.

É imprescindível ressaltar que as relações interpessoais pedem cada vez mais a capacidade do ser humano de saber aceitar e gerir tudo aquilo que é diferente de nós: pessoas, culturas, valores, opiniões, objetivos, entre outros.


"A felicidade não é a ausência de conflito, e sim a a habilidade de lidar com ele. Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo, mas ela torna tudo melhor." (A.D)


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page